Como fazer vistorias de obras com qualidade?

Como fazer vistorias de obras com qualidade?

As vistorias de obras são fundamentais para a proteção jurídica das construtoras, imobiliárias e também do cliente. Elas buscam atestar a qualidade dos serviços para antecipar os problemas ou evitar que eles aconteçam depois da finalização das obras.

O ideal é que as vistorias de obras sejam feitas ao longo do serviço, mas também podem ser feitas na finalização ou sempre que necessário – por exemplo, no momento de aluguel ou venda de algum imóvel, é preciso verificar as condições gerais do bem para que nenhuma das partes tenham prejuízos de morar em um local com avarias.

Mas, como fazer vistorias com qualidade?

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a realizar vistorias. Na RenoveJÁ, nossos franqueados possuem em seu sistema de gestão operacional um módulo específico para vistoria e acompanhamento de obras.

Mas também existem ferramentas em excel para que você realize vistoria de suas obras.
No final deste post disponibilizaremos uma delas para você.

Itens de verifiação

O primeiro passo é listar todos os itens de verificação na lista de atividades do sue Checklist de obra, isso será o roteiro da sua vistoria de obra.

Sugerimos que você realize inspeções semanais nos seus serviços de reformas para evitar retrabalho, o que gera perda de material, tempo e redução da sua margem de lucro.

Durante a sua vistoria de obra é importante que você marque as não conformidades registrando também o que será necessário para sua correção. Se possível, já direciona a correção do item rejeitado.

Imagens e galeria

Para documentar visualmente o ambiente vistoriado, é fundamental adicionar fotos de todos os detalhes encontrados. Esta será a comprovação visual de todas as informações atestadas na vistoria.

Para facilitar a organização, a dica é criar um álbum de fotos na pasta do cliente para cada vistoria realizada. Assim, é possível acompanhar a evolução das situações atestadas e avaliar se os problemas foram corrigidos ou se pioraram.

Relatórios

Depois de realizar a vistoria, é provável que você queira enviá-la a alguém, como o engenheiro responsável pela obra, o gestor de projetos da empresa, ou o proprietário/futuro morador do imóvel. Com as informações reunidas na sua vistoria você já pode enviar um relatóio para o seu cliente.

Baixe o modelo de Checklist de Vistoria de Obra e relatório de vistoria.

O que você achou desta publicação? Deixe sua opinião abaixo nos comentários!
Conheça a RenoveJÁ, uma rede de franquias de reparos e reformas de imóveis que está mudando o setor da construção no Brasil.

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?   Esta, é sem sombra de dúvidas uma das maiores pedras no sapáto de quem empreende no mercado da construção civil. Não é novidade para ninguém que a área de vendas é um dos pilares mais importantes dentro de um negócio....