Como vencer a crise no setor da construção

Hoje, teremos aqui um artigo com 8 dicas que irão ajudar a sua construtora a desviar desta crise econômica que abala o nosso país. Acompanhe até o final, ponha em prática e mude o rumo dos seus negócios.

Crise? Nunca vi, eu só ouço falar…

“Convoquei uma reunião hoje com meus diretores sobre a crise e decidimos não participar dela”

Foi assim que o confiante Sam Walton, fundador do Walmart falou ao repórter que o esperava ansiosamente para uma entrevista. Este fato ocorreu diante de uma grande crise americana e acabou não apenas motivando toda sua equipe de vendas, como também elevando as ações da empresa e melhorando a opinião pública sobre a rede. O fato era que a crise realmente existia.

E como não é novidade para ninguém, o país do carnaval, das belas praias e dos políticos corruptos passa pela maior crise da sua história. Mas você tem duas opções. Se deixar tomar pelos “profetas” do caos, ou tomar a atitude de navegar pela crise trabalhando duro em uma melhoria contínua no seu negócio até que as águas calmas cheguem novamente.  Sinceramente? Eu prefiro e optei pela segunda opção. Se você pensa como eu, este artigo é para você!

Vamos as dicas!!

1. Escolha um nicho de mercado

Nicho de Mercado nada mais é do que uma “brecha” que você identifica dentro de um mercado maior e preenche com o seu produto para atender as necessidades ou desejos desse público.

O Nicho de mercado está inteiramente ligado ao público-alvo do seu negócio, pois na verdade um nicho se trata de um grupo de pessoas com características em comum que sofrem alguma necessidade que você pode suprir com seu produto. Mas antes de tomar qualquer providência, você precisa saber se há uma demanda para o serviço X e/ou para o nicho Y.

Olhe para o mercado e o seu negócio, como tem se comportado sua construtora?

Nós identificamos que o nicho de reparos e reformas de imóveis não era assistido pelas construtoras e resolvemos entender um pouco mais sobre ele, foi então que nos deparamos com um mercado de 60 bilhões de reais e mais de 64 milhões de domicílios.

2. Pense fora da caixa

“Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein

Nesta citação do Einstein vemos claramente que atitudes iguais não trazem resultados diferentes. Infelizmente não é o que tenho visto em diversas empresas quem tem repetido a fórmula que sempre deu certo por anos e anos. Em tempos de crise o telefone toca menos e a sua empresa será menos visitada por seus clientes. Não fique esperando que algo mágico, ou milagroso aconteça e seu faturamento volte a ser o que era antes.

É em tempos de crise que você tem a oportunidade de fazer diferente. De inovar. Teoricamente este é o momento onde você terá menos trabalho a realizar em sua empresa, afinal, os clientes sumiram, seu faturamento tem reduzido a cada mês. O que fazer? Você precisa buscar formas diferentes de fazer as coisas acontecerem.

No momento em que lancei ao mercado o sistema de franquia da RenoveJÁ,  o setor da construção já dava sinais de desaceleração e meu maior cliente era impactado com uma grande queda de receita devido ao corte no PRONATEC. O que fazer, chorar? Não, inovar!

Foi quando desenvolvemos o modelo de negócios Quiosque, que fica instalado dentro de grandes centros de construção (Home center), desenvolvemos também um produto que gerava receita recorrente (até então inédito no setor da construção que trabalha com receita pontual).

Posso te contar uma outra coisa? Pensar fora da caixa nos transformou no ano seguinte na maior rede do setor no Norte e Nordeste.

Agora eu queria te perguntar, o que você tem feito para mudar os resultados no seu negócio?

3. A Internet é um bom caminho

Se você quer realmente pensar fora da caixa e agir de forma diferente, o melhor lugar para isso, com toda certeza é a internet.

Se a sua empresa ainda não está na internet ou se você tem apenas um site institucional e não faz uso dessa poderosa ferramenta, o momento é agora. Dedique um tempo a mapear seus concorrentes nas redes e observe como eles tem se comportado. Mais uma vez é hora de pensar fora da caixa e inovar. Mas cuidado, você primeiro precisa entender seu público alvo.

Mais de 70% do trafego da internet vem dos smartphones.

Por que não desenvolver algo nesta plataforma?

       4. Evite pessoas que só falam em crise

A melhor maneira de se afundar na crise é ficar rodeado de pessoas negativas. Você sabia que todo salva-vidas tem treinamento para “apagar” uma pessoa que está se debatendo e se afogando caso não se acalme? Isso porque esta pessoa pode matar os dois.  Só assim ele pode realizar o salvamento nesses casos.

Pois é. Aqui funciona mais ou menos da mesma maneira. Se você ficar tentando “salvar” aquele amigo que só fala em crise e que tudo vai piorar, você vai acabar convencido dos argumentos dele e se contaminando com a crise também. Neste momento afaste-se dessas pessoas e só volte para ajuda-las quando seu negócio estiver próspero e seguro.

Assim você não põe em risco a sua empresa e também a sua sanidade.

5. Busque por modelos e pessoas que estão fazendo acontecer

O setor de franquias é um dos que mais se desenvolve em momentos de crise. Existem muitas marcas que estão fazendo acontecer.
A mudança de bandeira (quando você passa a utilizar a marca de uma franquia no seu negócio) é uma excelente alternativa, já que a marca franqueadora tem uma excelente experiência no mercado e te ajudará a realizar ajustes em processos e procedimentos, te apresentará uma nova experiência de atendimento ao cliente, trará ainda mais credibilidade ao seu negócio por ser uma marca presente em vários locais do país, entre vários outros benefícios.

Para ler um pouco mais sobre franquia baixe o ebook – Como não errar na hora de escolher uma franquia.

Fuja também de métodos mágicos e revolucionários que vão te deixar milionário com um clique de mouse. Isso não existe e nunca existiu.

        6. Trace metas e busque motivação

Como o próprio nome diz “Motivação = Motivo para ação”

Primeiro ache um motivo. Sua família, sua esposa, seus filhos, um carro novo, uma casa nova, uma viagem, o que for. Sonhe alto! E assim que você souber o que quer e pelo que vai lutar todos os dias para conseguir, ai sim anote tudo, se puder colocar imagens os resultados serão ainda melhores. Se você tiver um sonho grande (como eu, rs) a dica que te dou é quebrar esta meta ou sonho (como preferir chamar) em etapas, assim ficará mais fácil de atingir e você será motivado ao longo do caminho por conquistar cada etapa. Feito isso, a dica que te dou é que você guarde isso em um local só seu, mas que seja um canto onde você possa olhá-lo todos os dias (eu coloquei na tela do meu computador e em um quadro no meu quarto). Vá riscando cada etapa atingida. Você vai ver o quão prazeroso é fazer isso e te garanto que realizará coisas que nem imaginava que pudesse realizar. Não precisa acreditar em mim só por estar lendo este artigo. Faça o teste e sinta na pele os resultados.

Eu deixarei meu email no final deste artigo para você me contar como foi sua experiência depois, ok?

         7. Ponha em prática e mensure

Crie rotinas para acompanhar a sua evolução e vá mensurando seus resultados. Comemore cada pequena conquista. Você vai ver que isso te dará forças e motivação para continuar. Nada melhor que pequenos ou até grandes passos na direção da conquista que buscamos, para nos fazer acelerar na direção desse sonho.

8. Aprenda com os erros

Errar é bom e faz parte da vida de qualquer empreendedor. Mas é importante que você aprenda com cada um deles e não se permita cometê-los novamente.

Espero que essas dicas possam de alguma forma ser úteis para você.
Como prometido, ai vai meu email: leoncio@rederenoveja.com.br

Se você quer saber um pouco mais sobre a rede RenoveJÁ basta clicar aqui.

Grande abraço e muito $uce$$o!

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