4 Erros que você deve evitar na sua carreira profissional

4 Erros que você deve evitar na sua carreira profissional

Fazer um bom planejamento de carreira é primordial para proporcionar crescimento na área em que deseja atuar. Afinal, decisões tomadas com base estratégica podem significar um futuro promissor. No entanto, determinadas falhas e até omissões podem minar essa trajetória, deixando a carreira estagnada.

A verdade é que, seja por falta de conhecimento, maturidade, ou até mesmo por excesso de ansiedade, não é nada difícil cometer erros que afastem oportunidades de desenvolvimento.  Então é melhor correr desse cenário nem um pouco promissor, não é mesmo? Veja abaixo erros comuns que você deve evitar na sua vida profissional:

1. Falta de objetivos e metas

Uma trajetória profissional de sucesso não acontece do dia para a noite. Normalmente, nomes que despontam em determinada área tiveram que passar por um longo processo de evolução até chegarem a postos de destaque. Então pode anotar aí: esperar um êxito instantâneo tende a ser o caminho mais curto para a frustração!

Em vez de esperar as chances caírem do céu, o profissional deve sondar oportunidades e, ao mesmo tempo, preparar-se para conquistá-las. Para trilhar o caminho certo rumo ao sucesso na carreira, é preciso estabelecer objetivos claros, de modo a saber exatamente aonde se quer chegar. Mas atenção: o ideal é definir metas realistas, que sirvam como marcos entre um estágio e outro da ascensão profissional.

Acha muito difícil traçar objetivos e metas? Pois que tal aplicar a matriz SWOT à sua trajetória profissional? Ao identificar os próprios pontos fortes e fracos, além das oportunidades e das ameaças do mercado de trabalho, é possível fazer um diagnóstico preciso não só da sua própria vida, mas também do contexto em que está inserido. Com isso, pode definir estratégias personalizadas para a conquista dos objetivos propostos.

2. Falta de visão de futuro

Muitas vezes, o profissional até tem uma ideia vaga do que gostaria de ser, mas nem sempre consegue efetivamente se enxergar no posto almejado. Nesse caso, a não existência de uma visão de futuro pode contaminar o planejamento de carreira e, consequentemente, levar esse profissional ao insucesso.

É simples: ao focar apenas no presente e não ter metas de curto, médio e longo prazos, fica fácil perder oportunidades valiosas para o crescimento no mercado de trabalho. Assim, quem enxerga um emprego razoável apenas como um fim para custear despesas e não como um meio para edificar um futuro de sucesso, pode se acostumar à situação e perder o ânimo para buscar degraus mais altos na carreira.

3. Falta de execução completa

Muitas pessoas até estabelecem objetivos e metas, mas nem sempre acompanham a execução do seu próprio planejamento de carreira. Por isso, deixam de conquistar o que inicialmente desejavam. Não tem mistério: se você não cumpre as etapas do que programou, fica bem mais difícil (ou até totalmente inviável) chegar aos resultados almejados.

Na prática, mesmo que nem todos os fatores de um planejamento de carreira estejam sob o controle do profissional, é essencial se preparar para as oportunidades e buscar constantemente identificar alternativas que concretizem os próprios objetivos.

networking, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de garimpar chances que geralmente não são divulgadas para o público em geral. Nesse caso, porém, precisamos salientar que tais relacionamentos devem ser cultivados no longo prazo para que a atitude do profissional não seja vista como oportunista, consequentemente afastando as oportunidades.

4. Não ouvir Feedbacks

Muitos profissionais  tomam decisões muito ruins, simplesmente porque não ouviram ou foram cabeça dura. Receber feedbacks dos seus superiores, colegas de trabalho ou de faculdade e até mesmo de clientes te fará avançar as etapas profissionais com mais maestria. Um bom exemplo a NÃO seguir é o da Hiten Shah (fundador da KissMetrics)que gastou quase U$ 1 milhão no desenvolvimento de uma empresa que nunca foi lançada. Eles perceberam, tarde de mais, que a necessidade do cliente deve sempre ser prioridade.

Agora, leia sobre os 7 sinais de que chegou a hora de você empreender.

 

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Aprenda as melhores técnicas de marketing e vendas para vencer a crise?      Há muitas pesquisas acerca da engenharia na atual crise. No que se trata do setor de construção civil, há indícios de que o cenário negativo não deve perdurar. Entretanto, como não é novidade...

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?   Esta, é sem sombra de dúvidas uma das maiores pedras no sapáto de quem empreende no mercado da construção civil. Não é novidade para ninguém que a área de vendas é um dos pilares mais importantes dentro de um negócio....

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não as suas propostas!    Não sei se você já passou este perrengue, mas a maioria dos empreendedores, principalmente os que atual na construção civil, passam diáriamente por este tipo de problema. As baixas conversões em vendas...

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é mesmo um bom negócio?   Eu sou constantemente questionado sobre isso. Seja pelos resultados dos ultimos anos do mercado da construção civil, seja pela crise enfrentada pelo país, que, até o momento em que escrevi este post ainda não...

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Setor de reformas deve movimentar cerca R$ 162,5 bilhões em 2018   Após ter adiado por causa da crise, brasileiro resolve fazer reparos residenciais. O aquecimento em progresso nas vendas foi sentido pelas lojas e fabricantes de materiais de construção a partir...