FAQ – Perguntas frequentes

Como funciona a contratação de mão de obra?

Aqui na RenoveJÁ temos duas formas de contratação, por CLT e por terceirização.

O formato vai depender da operação e da situação de cada franqueado.

Geralmente, os franqueados iniciam a operação terceirizando, ou seja, realizando a homologação dos profissionais na unidade, para serem solicitados de acordo com a demanda.

Mas vai chegar um momento em que a unidade vai ter a necessidade de ter uma equipe fixa em CLT, por causa da recorrência de serviços e da execução dos planos de manutenção residencial e empresarial.

Preciso ser engenheiro para ser franqueado?

A nossa rede é marjoritáriamente feita por profissionais da construção, como engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, e de pessoas que realmente amam o setor da construção e gostariam de empreender na área.

Ser um especialista na área é um fator importante para o negócio.

Mas se você não tiver uma formação na área, basta ter um sócio ou funcionário que assuma o papel de responsável tecnico da unidade.

Quais são os modelos de negócio da franquia? Preciso ter uma loja?

A RenoveJÁ possui três modelos de negócios: o home office, a loja e o quiosque.

No Home office você pode trabalhar de casa, um escritório, ou um coworking (cidades até 70 mil habitantes).

Este modelo é específico para pequenas cidades e locais onde não é possível abrir os outros dois modelos.

O segundo modelo, a loja, é um modelo para grandes cidades, onde você irá operar em uma galeria ou empresarial.

Por ultimo, o nosso modelo mais buscado, o quisque.

É neste modelo onde você irá operar dentro de uma loja de material de construção de grande porte (home center) e absorver a demanda gerada pela loja.

Posso ter mais de uma unidade?

Sim, a RenoveJÁ possui um plano de expansão direcionada para os franqueados, onde eles têm prioridade para adquirir novos territórios, caso estejam alinhados com todos os indicadores de performance da rede.

Como são realizados os treinamentos?

A RenoveJÁ possui uma plataforma EAD (Ensino a Distância), onde os franqueados recebem todos os procedimentos, todo Know How da franquia para estarem aptos à operar e também para reciclagem no negócio. Este treinamento fica disponível para o franqueado enquanto ele operar uma franquia da RenoveJÁ.

Qual valor tenho que investir para me tornar um franqueado?

O investimento varia de acordo com cada projeto ou modelo de negócio, solicite ao seu consultor de expansão, o plano de negócios e a COF (Circular de Oferta de Franquia) para se aprofundar no estudo do negócio.

Quais tipos de serviços posso realizar sendo um franqueado?

As unidades da RenoveJÁ são responsáveis por atender serviços, desde um pequeno reparo, até grandes reformas, e também construção.

Tudo isso vai depender da capacidade técnica do franqueado e de atendimento da unidade.

Como funciona o suporte?

– O suporte é dividido em duas etapas, o pré e o pós implantação da sua unidade RenoveJÁ.

Durante a sua implantação você terá o auxílio do executivo de implantação que facilitará toda a sua etapa inicial no negócio, te encaminhando manuais, cronogramas de implantação, acessos ao EAD, tirando dúvidas sobre abertura de empresa, entre outras coisas.

A partir da data de inauguração da unidade, o franqueado é acompanhado constantemente por seu Dinamizador de rede (Consultor de campo), onde ele vai ajudá-lo na manipulação da plataforma de gerenciamento de unidade, e analisar todos os indicadores de desempenho, verificando tudo que o franqueado faz de bom, para ajudar a alavancar os resultados, e o que estiver fazendo de ruim, ajuda-lo a criar planos de ação para correção.

Como o franqueado tem acesso aos clientes?

Nossos clientes entram em contato através dos canais de atendimento da franquia, pelo site, redes sociais, telefone, empresas parceiras, indicações e também por prospecção local dos franqueados.

Quando o cliente solicita algum atendimento através do nosso site, esse
atendimento é direcionado automaticamente pelo nosso sistema, para a unidade mais próxima do endereço do cliente, ou seja, de acordo com o território de exploração da unidade.

Posso atender algum cliente fora do meu território de exploração?

Existem algumas limitações para realizar prospecção e atendimento de clientes fora da área de atuação, para que os franqueados não se tornem concorrentes.

Mas pode atender sim, se o cliente entrou em contato diretamente com a sua unidade, seja porque recebeu um panfleto, ou porque possui mais de um imóvel, a unidade pode atender sim.

Aqui na RenoveJÁ, temos diversas estratégias para não haver concorrência entre os franqueados, mas sim uma parceria, onde eles podem compartilhar profissionais, ferramentas, verbas de ações de marketing, entre outras, fortalecendo ainda mais a presença marca na cidade.

Qual a duração do contrato de Franquia?

O contrato tem a duração de 60 meses. No momento da renovação do contrato o franqueado não pagara mais taxa alguma para que seu contrato seja renovado.

Como é a forma de pagamento dos serviços de reformas por parte dos clientes?

Os Amigos (clientes) da RenoveJÁ podem realizar pagamento em 12x nos cartões visa,
máster, hiper e amex, também podem pagar seu serviço a vista (dinheiro ou transferência bancária) ou de forma evolutiva, conforme o avanço da obra.

Eu preciso comprar equipamentos e ferramentas?

Inicialmente não! Ao iniciar sua operação você atuará no regime da terceirização, por isso as ferramentas serão as dos próprios profissionais, já os equipamentos você poderá locar sob demanda.

Após um tempo de operação é importante analisar quais equipamentos mais
locados e realizar a compra para redução de custos.

A partir do momento da contratação em CLT, será necessário possuir todas as ferramentas de uso contínuo.

Como é utilizada a verba de marketing de inauguração? Preciso investir tudo de uma só vez?

Não! O valor informado a você no plano de negócios deverá ser investido em um período de 6 a 12 meses conforme indicado pelo seu executivo de implantação. Este investimento precisará ser comprovado a matriz através de NF e/ou recibos de terceirizados.

Quais são os passos para um candidato se tornar um franqueado?
  1. Preenchimento da ficha de seleção de franqueados;
  2. Análise da COF (Circular de Oferta de Franquia), Plano de negócios e mapa de oportunidades da região de interesse;
  3. Reunião com o gerente de expansão para entender o perfil do candidato e
    viabilidade de levar uma operação para a sua região;
  4. Aprovação do gerente de expansão;
  5. Assinaturas do contrato de franquia e envio da documentação para o endereço dafranqueadora;
  6. Pagamento da taxa de franquia;
  7. Apresentação do cronograma de implantação de unidade;
  8. Atividades do cronograma de implantação, como: abertura de empresa, participação em treinamentos, planejamento de marketing, entre outras atividades;
  9. Inauguração em soft open;
  10. Inauguração de unidade.