Franchising cresce 8,8% no terceiro trimestre de 2016.

Em momentos de crise e retração na economia, o franchising
brasileiro cresce 8,8% no terceiro trimestre de 2016 em coparação
com o mesmo período do ano anterior.

O faturamento entre julho e setembro foi de R$38,836 bilhões,
ante R$35.699 bilhões no mesmo preríodo de 2015, os dados foram apresentados pela ABF
(associação Brasileira de Franchising), que também aponta o maior crescimento deste ano,
no primeiro trimestre, a expansão foi de 7,6%, e no segundo, de 8,1%.

O setor de casa e construção registrou crescimento de 8%. Estes
valores são nominais, ou seja, não levam em cota a inflação.

“O franchising manteve a resiliência. Alguns setores sofreram muito
com a crise, mas não vergaram”, afirma Cristina Franco, presidente
da ABF. “Para o franqueado, houve aumento de custos e escassez do
consumidor, além da queda acentuada no índice de confiança do
consumidor. Isso impacta o varejo. Por isso, foi preciso manter a
motivação nas redes”, diz Cristina.

Para Altino Cristofoletti Junior, vice-presidente da ABF, o que
ajudou as redes nesse período foi manter o foco em processos.
“As marcas têm pensado em como administrar o negócio em situações
adversas. Investiram em gestão, concentraram-se em resultados e
acompanharam indicadores. Quando a retomada acontecer, estaremos
bem preparados”, afirma ele.

Entre julho e setembro, o número de lojas aumentou 3,7%.
Nesse período, 1,4% das unidades fecharam. Como resultado, no
final de setembro, 143.540 unidades estavam em operação.

Com crescimento de 300% no número de unidades e 215% no faturamento, no terceiro trimestre de 2016
a Rede de franquias RenoveJÁ pretende encerrar o ano com 15 unidades e faturamento de R$5 milhões.

Fonte: PEGN, ABF, RenoveJÁ

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