Qual o papel do Franqueado?

De fato o setor de franquias é um dos que melhor se desenvolve em momentos como os de hoje, os números divulgados recentemente pela ABF mostram esta solidez do mercado. Muitas são as razões que tem aumentado o interesse pelo setor no Brasil. O desejo de empreender e o alto desemprego estão entre os principais fatores que tem feito os candidatos procurarem uma franquia.

Investir em uma franquia é de fato uma opção muito segura, especialmente em um momento de tantas incertezas no cenário econômico nacional, mas isso não garante o sucesso do negócio. É importante que o empreendedor entenda o seu papel na rede. Abrir uma franquia significa que você precisará seguir à risca os padrões estipulados pela marca franqueadora. Isso quer dizer que, apesar de não ter que lidar com a tradicional figura do chefe, você não terá total autonomia sobre o seu negócio.

O empreendedor também precisa se identificar com a área de atuação da franquia que irá investir, além de ter disponibilidade de tempo para gerir o seu negócio, a final “é o olho do dono que engorda o gado”. “Estimamos uma carga de mais ou menos 60 horas de trabalho semanal para o nosso franqueado, que cuida desde a prospecção de clientes até a gestão de qualidade dos serviços de sua unidade.” explica Thiago Silva, Dinamizador de Rede da RenoveJÁ.

Então, qual o papel do franqueado e da Franqueadora?

É papel do franqueado:
– Entender sobre o setor de franquias;
– Fazer uma reflexão para entender qual setor se enquadra mais ao seu perfil;
– Analisar bem as franqueadoras antes de fazer seu investimento;
– Investir e reinvestir na sua franquia
– Operar segundo os padrões e diretrizes da franqueadora;
– Pagar os valores devidos a franqueadora e aos demais parceiros em geral;
– Cuidar do dia a dia do negócio;
– Garantir a execução dos planos e diretrizes elaborados pela franqueadora;
– Estruturar seu próprio planejamento para um escopo anual;
– Proporcionar uma excelente experiência de consumo a seus clientes;
– Participar de maneira efetiva e íntegra da rede;
– Operar e gerenciar sua unidade de maneira empresarial;
– Ampliar a base de clientes satisfeitos com a marca;
– Respeitar e disseminar os princípios e valores da empresa e marca.

É papel da franqueadora:
– Desenvolver continuamente o negócio e seu conceito;
– Estabelecer padrões e normas de funcionamento, diretrizes básicas;
– Selecionar e capacitar seus franqueados;
– Autorizar o uso da marca e do sistema de negócios;
– Oferecer apoio e orientações importantes sobre operação e gestão do negócio;
– Supervisionar a rede para preservar seu DNA;
– Aprimorar continuamente o modelo de Negócios;
– Pensar no médio e longo prazo (3 a 5 anos);
– Definir o posicionamento da marca;
– Alinhar a rede de franqueados a cultura organizacional;
– Apoiar a transformação dos franqueados em empresários ligados a um conceito (rede);
– Ajudar os franqueados a alcançarem seus objetivos;
– Proteger a posição estratégica da marca;
– Inspirar os franqueados num processo de aprendizado contínuo.

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