Como o registro fotográfico pode economizar tempo na obra?

Como o registro fotográfico pode economizar tempo na obra?

Usar a câmera do celular para o registro fotográfico das obras já virou rotina. Por ser algo tão simples e funcional, o registro fotográfico também tem sido cada vez mais usado pelas empresas de construção civil para gerenciar o trabalho dentro das obras.

Mas, na prática, como o registro fotográfico é capaz de economizar o tempo do engenheiro e ajudar na resolução mais rápida dos problemas em campo? Entenda melhor a seguir:

Gerenciamento do trabalho

registro fotográfico: gerenciamento do trabalho

O registro fotográfico pode ajudar o engenheiro responsável a gerenciar o trabalho dos funcionários e o progresso do que está sendo desenvolvido à medida em que o projeto avança. Aqui, a dica é organizar um álbum com as fotos tiradas de cada local e atualizá-lo de maneira periódica. Todas elas devem ser datadas e conter uma legenda descrevendo o trabalho ou item da imagem.

O registro fotográfico ainda contribui para o controle das normas de segurança do trabalho no canteiro de obras. Alguns detalhes podem passar despercebidos nas visitas técnicas – no entanto, as fotos permitem uma análise mais minuciosa a respeito da utilização de itens de segurança coletiva e individual, além do respeito às normas da própria empresa.

Resolução de problemas e imprevistos

Segurança do trabalho

Pequenos problemas e atividades não planejadas podem tomar grande parte do tempo do engenheiro, além de fazerem com que o trabalho seja interrompido e as obras atrasem.

Com o registro fotográfico, resolver essas tarefas pode ser muito mais fácil e instantâneo: basta fotografar o problema, explicar o que está acontecendo e solicitar o reparo imediato pela pessoa responsável da empresa, que talvez só ficasse sabendo do ocorrido depois de algumas horas ou até dias.

Assim, os profissionais envolvidos também podem dimensionar a realidade e a urgência da situação e o problema pode ser resolvido com mais rapidez e simplicidade.

Leia também: Como vencer a crise no setor da construção

Controle de qualidade

controle de qualidade

O registro fotográfico também é um ótimo aliado no controle de qualidade, ajudando na identificação de problemas, defeitos em materiais e serviços que não foram executados da maneira correta. As empresas levam, em média, cinco dias úteis para verificar a qualidade de uma etapa da obra finalizada. Com a utilização de recursos visuais, essa checagem poderia ser feita no mesmo dia.

Além disso, as imagens também ajudam na antecipação de serviços – por exemplo, pedidos de materiais antes do prazo previsto – e na redução dos desperdícios e custos desnecessários, um dos maiores desafios da construção civil.

Comunicação

Comunicação

Quanto mais documentada for uma obra, mais chances de tudo acontecer conforme planejado e menor o tempo de resolução dos problemas e não-conformidades. Por isso, o registro fotográfico é uma potente ferramenta de comunicação entre o canteiro de obras e o escritório.

Todos os colaboradores de um projeto podem se comunicar e simplificar a troca de informações complexas através das imagens. Assim, a tomada de decisões é muito mais rápida e tudo fica documentado visualmente.

Leia também: novidades do setor da construção

Como fazer tudo isso?

Para que o registro fotográfico realmente funcione como ferramenta de comunicação, controle de qualidade e gerenciamento de projetos, é fundamental centralizar todo esse processo em apenas uma ferramenta. Assim, as informações e imagens não se perdem e podem ser armazenadas de maneira organizada e intuitiva.

 

Já pensou em transformar sua construtora em uma franquia RenoveJÁ? Saiba como

Fonte: Constructapp

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Aprenda as melhores técnicas de marketing e vendas para vencer a crise?      Há muitas pesquisas acerca da engenharia na atual crise. No que se trata do setor de construção civil, há indícios de que o cenário negativo não deve perdurar. Entretanto, como não é novidade...

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?   Esta, é sem sombra de dúvidas uma das maiores pedras no sapáto de quem empreende no mercado da construção civil. Não é novidade para ninguém que a área de vendas é um dos pilares mais importantes dentro de um negócio....

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não as suas propostas!    Não sei se você já passou este perrengue, mas a maioria dos empreendedores, principalmente os que atual na construção civil, passam diáriamente por este tipo de problema. As baixas conversões em vendas...

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é mesmo um bom negócio?   Eu sou constantemente questionado sobre isso. Seja pelos resultados dos ultimos anos do mercado da construção civil, seja pela crise enfrentada pelo país, que, até o momento em que escrevi este post ainda não...

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Setor de reformas deve movimentar cerca R$ 162,5 bilhões em 2018   Após ter adiado por causa da crise, brasileiro resolve fazer reparos residenciais. O aquecimento em progresso nas vendas foi sentido pelas lojas e fabricantes de materiais de construção a partir...