7 sinais de que chegou a hora de empreender

Você não aguenta mais o seu chefe, não está feliz no trabalho ou teve uma ideia de negócio e está morrendo de vontade de jogar tudo para o alto e agarrá-la com unhas e dentes? Respire fundo e tenha calma.

Te indicaremos abaixo quais são os sinais de que você está preparado para deixar de ter uma remuneração fixa por mês para tocar o negócio:

1 — Você tem uma oportunidade de negócios (mesmo)

Uma boa ideia não necessariamente pode se tornar uma oportunidade de negócio de fato, ela só se transforma em oportunidade quando identificamos que há demanda para no mercado, seja por experiência própria ou observação.

2 — Você realizou uma pesquisa extensa

Vá a campo e realize uma pesquisa para entender as reais necessidades da população. Mas cuidado, evite perguntas que induzam o seu “potencial cliente” dizer que “sim, consumirá o seu produto ou serviço”.

Identificada a oportunidade, é hora de levantar informações sobre como o negócio funciona (se você já tem experiência, será ainda mais fácil), qual a perspectiva de lucro que oferece, quem são os concorrentes e eventuais fornecedores. Isso ajuda a diminuir riscos.

3 — Você montou um plano de negócios

É importante colocar a ideia no papel antes de começar a executá-la. Para isso serve o plano de negócios. Esse instrumento é como uma bússola para tomar a decisão menos arriscada em cada etapa do projeto.

Para criá-lo, é necessário responder a perguntas como quanto será necessário investir, qual será o capital inicial para fazer o negócio girar e quanto será preciso vender ou faturar para pagar fornecedores e funcionários. Outro dado importante que deve ser incluído no plano é qual a taxa de retorno do negócio. Você poderá comparar o salário que recebe atualmente com essa perspectiva de ganhos.

Muito cuidado ao desenvolver o plano de negócios, o papel aceita qualquer número, por isso, seja bem pé no chão.

4 — Você traçou metas e objetivos

É prudente traçar metas racionais e tangíveis e acompanhá-las  diariamente. No momento de defini-las, é sempre melhor pender para o pessimismo e não pressupor que se concorrentes estão sendo bem-sucedidos no segmento você será também.

5 — Você fez um teste de mercado

Desenvolva um MVP (produto mínimo viável) que é uma versão mais simples do seu produto ou serviço, com uma quantidade mínima de esforço e investimento (R$), teste o seu MVP entre amigos, familiares e potenciais clientes. Será uma excelente forma de medir a aceitação do negócio e fazer ajustes.

6 — Você guardou algum dinheiro no banco

A questão financeira é a “parte mais dolorosa” da decisão.  A ideia é boa, o mercado é aquecido. Mas você precisa se questionar: tenho capital suficiente até o negócio amadurecer?

O ideal, é acumular recursos para ter condição de se manter durante um tempo. “A definição do período de duração da reserva financeira vai depender do grau de dependência financeira.

7 —Você sabe a hora de sair

Não há um momento mais adequado para tomar a decisão de largar o emprego e assumir o risco de tocar um novo negócio. Apesar de depender de cada caso, um claro sinal de que está na hora de abrir mão da remuneração fixa é quando a gestão do novo negócio começa a tomar tanto tempo que passa a interferir no trabalho fixo.

Mas se você deseja pular todas as etapas e acelerar o seu negócio, a melhor forma é investir no setor de franquias, onde essas e outras etapas já foram cumpridas pelo Franqueador que te dará todo suporte necessário na gestão do seu novo empreendimento.

Conheça um pouco mais da Rede de Franquias RenoveJÁ clicando aqui.

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Aprenda as melhores técnicas de marketing e vendas para vencer a crise?      Há muitas pesquisas acerca da engenharia na atual crise. No que se trata do setor de construção civil, há indícios de que o cenário negativo não deve perdurar. Entretanto, como não é novidade...

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?   Esta, é sem sombra de dúvidas uma das maiores pedras no sapáto de quem empreende no mercado da construção civil. Não é novidade para ninguém que a área de vendas é um dos pilares mais importantes dentro de um negócio....

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não as suas propostas!    Não sei se você já passou este perrengue, mas a maioria dos empreendedores, principalmente os que atual na construção civil, passam diáriamente por este tipo de problema. As baixas conversões em vendas...

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é mesmo um bom negócio?   Eu sou constantemente questionado sobre isso. Seja pelos resultados dos ultimos anos do mercado da construção civil, seja pela crise enfrentada pelo país, que, até o momento em que escrevi este post ainda não...

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Setor de reformas deve movimentar cerca R$ 162,5 bilhões em 2018   Após ter adiado por causa da crise, brasileiro resolve fazer reparos residenciais. O aquecimento em progresso nas vendas foi sentido pelas lojas e fabricantes de materiais de construção a partir...