Mercado de franquias cresce em 2017

Mercado de franquias cresce em 2017

Trabalhar com franquias sempre foi uma ótima opção para empreendedores que precisam aumentar o know-how dentro do campo de atuação e expandir os negócios. E o mercado de franquias no Brasil caminha para um amadurecimento que proporciona, a quem escolher esse modelo de negócio, um retorno sobre o investimento maior e mais rápido.

Quer se atualizar sobre o mercado de franquias no Brasil e saber se vale a pena investir neste segmento? Confira o post que preparamos!

Como está o mercado de franquias no Brasil?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising a previsão de crescimento do faturamento do mercado de franquias em 2017 gira em torno de 7 a 9 por cento. Mesmo com a recessão, o número de franqueados e franqueadores está sempre aumentando, e o melhor de tudo, com expectativas de crescimento no faturamento.

Muitos investidores em franquias são ex-funcionários de grandes empresas que resolveram sair de seus empregos para empreender ou empreendedores que já têm uma pequena empresa e pretendem expandir os negócios. Assim, não podem correr grandes riscos de perder dinheiro e, por isso, fazem a opção pela segurança de uma franquia.

Dessa forma, o número candidatos a franqueados aumentou e, consequentemente, novas empresas surgiram, muitas delas com modelos inovadores que dão suporte desde a decisão até a estruturação completa da unidade.

O Brasil, há muito tempo, estabeleceu o sistema ganha-ganha, que é o principal objetivo das franquias, pois ganha o franqueado, ganha a franqueadora e ganha o cliente com um serviço ou produto garantido.

Vale a pena investir em franquias no Brasil?

A resposta mais curta seria um simples sim, mas existem outros elementos que favorecem essa resposta, tais como:

Sistema de gestão pronto

Muitas empresas acabam se perdendo no meio do caminho por não terem experiência em gestão. No caso das franquias, o empreendedor receberá um modelo pronto e testado; e o melhor de tudo, com treinamento adequado por parte da franqueadora.

Experiência da franqueadora

Seguindo essa mesma linha, é justo considerar que a franquia já está estabelecida no mercado como marca e tem experiência na área de atuação, em marketing e estruturação de um negócio sustentável.

Crescimento acelerado

Isso permite que o franqueado tenha segurança no investimento, pois trabalhará com uma tendência, especialmente para pequenos e médios investimentos.

Tudo isso sem falar no menor risco, na melhora do planejamento e na estruturação de um plano de negócios já definido.

Qual é a perspectiva de crescimento do mercado de franquias no Brasil?

Mesmo em momentos de queda na economia do país, como foram os anos de 2015 e 2016, o setor de franquias manteve uma média de 8% de crescimento. O mesmo aconteceu no primeiro trimestre de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.

Por mais que seja preciso se manter conservador por um tempo, com a retomada do crescimento em outros setores da economia, esse percentual tende a crescer a percentuais ainda mais elevados. Esse é um modelo de negócio conhecido e estruturado em todos os países desenvolvidos do mundo e, em todos, existe uma constância no crescimento.

O Brasil, embora tenha que considerar as características internas, bebe de fontes externas sobre franchising, marketing, gestão de risco e plano de negócios, e, pelos números, está no caminho certo. Tudo isso contribui com o amadurecimento do mercado de franquias, especialmente a se tratar do conhecimento e da experiência das franqueadoras.

O setor de serviços de construção civil é um dos carros-chefe quando se fala em franquias no Brasil. Isso se deve, grande parte, pela criação de novos mercados de consumo.

Dessa forma, o mercado de franquias no Brasil é uma ótima opção de investimento e a tendência é que melhore com o lançamento de sistemas de gestão atualizados, com o crescimento econômico e com o surgimento de novos mercados que promovam as marcas.

Se você gostou das dicas do post de hoje, ajude a promover o conteúdo, compartilhando-o nas redes sociais!

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Ebook – Como vencer a crise no setor da construção

Aprenda as melhores técnicas de marketing e vendas para vencer a crise?      Há muitas pesquisas acerca da engenharia na atual crise. No que se trata do setor de construção civil, há indícios de que o cenário negativo não deve perdurar. Entretanto, como não é novidade...

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?

Como captar mais clientes na construção?   Esta, é sem sombra de dúvidas uma das maiores pedras no sapáto de quem empreende no mercado da construção civil. Não é novidade para ninguém que a área de vendas é um dos pilares mais importantes dentro de um negócio....

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não para sua proposta!

3 motivos que os clientes dizem não as suas propostas!    Não sei se você já passou este perrengue, mas a maioria dos empreendedores, principalmente os que atual na construção civil, passam diáriamente por este tipo de problema. As baixas conversões em vendas...

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é um bom negócio?

Empreender na engenharia é mesmo um bom negócio?   Eu sou constantemente questionado sobre isso. Seja pelos resultados dos ultimos anos do mercado da construção civil, seja pela crise enfrentada pelo país, que, até o momento em que escrevi este post ainda não...

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Oportunidade para investir em 2018, retomada do setor.

Setor de reformas deve movimentar cerca R$ 162,5 bilhões em 2018   Após ter adiado por causa da crise, brasileiro resolve fazer reparos residenciais. O aquecimento em progresso nas vendas foi sentido pelas lojas e fabricantes de materiais de construção a partir...